Com as tecnologias digitais, as mídias tradicionais tiveram de se readaptar para não perder público. Diversos jornais investiram em seus sítios na internet, proporcionando uma maior personalização de seu conteúdo e disponibilizando recursos multimídia aos internautas. Em carta aos leitores [2/4/06], Leonard M. Apcar, editor-chefe do sítio do New York Times, anuncia novas mudanças na versão online do jornalão americano.
Apcar afirma que, quando o sítio do jornal foi reformulado, há mais de um ano, esperava-se que ele ficasse mais simples e útil para os leitores; as novas mudanças foram pensadas para complementar tais melhorias. A página do sítio está maior, para que os internautas possam usufruir dos monitores com mais polegadas – segundo ele, utilizados pela grande maioria dos leitores, atualmente. A navegação do sítio também foi melhorada, para que assim, não importa em qual página o leitor estiver, ele possa ir para outras seções ou utilizar os recursos multimídia com facilidade.
O editor informa que estão disponibilizados em todo o sítio links para uma lista dos artigos que receberam mais e-mails ou retorno nos blogs, das informações mais procuradas e dos vídeos mais assistidos. ‘Há cinco anos, os recursos multimídia estavam no seu início e a qualidade do vídeo era pobre. Agora, vídeos e seções multimídia são elementos fundamentais para nosso sítio’, afirmou.
Uma nova seção, a ser lançada no final deste mês, é a página personalizada MyTimes, que possibilita aos internautas organizarem suas fontes de informações online favoritas – do sítio do jornal ou de outros sítios. ‘As páginas personalizadas não são novas na web, mas as que oferecem a orientação dos editores, colunistas e repórteres do Times são. Dezenas de profissionais do jornal estão oferecendo suas fontes de informação favoritas’, conta Apcar.