Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

ENTRE ASPAS > GAZA

Jornalista britânico libertado pelo Hamas

11/03/2010 na edição 580

O jornalista britânico Paul Martin, preso há um mês pelo Hamas, na Faixa de Gaza, foi libertado nesta quinta-feira (11/3) e definiu sua soltura – com a ajuda dos governos do Reino Unido e da África do Sul – como ‘uma grande vitória para a liberdade de imprensa’. Martin havia sido preso sob alegações de que estava pondo em risco a segurança do território palestino. O jornalista, que trabalha como freelancer para a rede BBC e jornal londrino The Times, foi o primeiro estrangeiro detido desde que o Hamas tomou o controle de Gaza, em 2007.


Segundo Mahmoud Zahar, um dos líderes do Hamas, Martin era suspeito de graves violações de segurança, e não poderá mais voltar a Gaza. Zahar alegou que o jornalista estava ‘trabalhando para difamar a imagem dos palestinos ao dizer que eles fazem contrabando de armas através de túneis’. Os túneis de fronteira servem de atalho ao bloqueio a Gaza imposto por Israel e pelo Egito, e servem para transportar bens comerciais. Há a suspeita, entretanto, de que também sirvam para o transporte de dinheiro e armas.


O líder do Hamas se queixou ainda de uma apuração de Martin sobre o suposto uso de civis como escudos humanos. O jornalista entrou em Gaza em 14/2 com o objetivo de testemunhar a favor de um ex-militante da região que estava sendo julgado sob acusação de atuar como informante de Israel, e sobre quem ele fazia um documentário. Em vez de ser levado ao tribunal, Martin foi detido. Nenhuma queixa formal, entretanto, foi aberta contra ele.


Sorridente ao ser entregue a diplomatas britânicos, o jornalista afirmou que passou ‘por muita coisa’ nas últimas semanas. ‘Mas acho que, se minha libertação serve para alguma coisa, é para mostrar ao mundo que os jornalistas devem fazer seu trabalho independente dos riscos envolvidos, se querem manter a liberdade de imprensa’, declarou. Informações da AP [11/3/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem