Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornalista morre aos 91 anos

Edwin Newman, autor e apresentador de noticiários na NBC por mais de três décadas, morreu aos 91 anos, no dia 13/8, de pneumonia, na Inglaterra. Ele mudou-se para lá com a mulher em 2007, para viver mais perto da filha do casal. O anúncio da morte só foi feito agora para que a família pudesse ficar algum tempo em privacidade durante o luto.

O jornalista ficou na NBC de 1952 até 1984, quando se aposentou. Na rede, fez reportagens políticas, matérias internacionais e apresentou programas especiais, como Meet the Press, Today e Nightly News, além de uma variedade de noticiários na TV e no rádio. Newman anunciou a morte do presidente John F. Kennedy no rádio e deu a informação, na TV, quando o presidente Ronald Reagan foi ferido por um tiro. Além disso, narrou e ajudou a escrever documentários.

‘Ed Newman foi uma das primeiras figuras que serviram de exemplo a minha geração de correspondentes da NBC News – experiente, erudito e espirituoso, qualidades que eram enriquecidas pelo seu uso exímio da língua inglesa’, relatou o correspondente especial da NBC News, Tom Brokaw.

Nos anos 70, começou a escrever livros – dentre eles, best-sellers como Strictly Speaking e A Civil Tongue. Depois de se aposentar, em 1984, gostava de aparecer em cenas de comédias em programas como Saturday Night Live. Ele também narrou alguns programas de TV, incluindo a série Television, da PBS, em 1988. Newman moderou, ainda, dois debates com presidenciáveis – em 1976, com Gerald Ford e Jimmy Carter, e em 1984, com Ronald Reagan e Walter Mondale. Informações de David Bauder [AP, 15/9/10] e de Margalit Fox [New York Times, 15/9/10].