Jornalistas libertados pelo Talibã | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

ENTRE ASPAS > AFEGANISTÃO

Jornalistas libertados pelo Talibã

02/12/2008 na edição 514

Militantes do Talibã libertaram dois jornalistas afegãos, no sábado (29/11), depois de três dias em cativeiro. Dawa Khan Menapal, da Radio Free Europe/Radio Liberty, e Aziz Popal, de uma emissora de TV local de Kandahar, haviam sido levados pelo grupo na província de Ghazni, na quarta-feira (26/11), quando dirigiam na principal rodovia que leva de Cabul a Kandahar.

O alto conselho talibã havia ordenado a soltura dos dois porque eles são jornalistas, afirmou Qari Yousef Ahmadi, porta-voz do grupo. Não foi explicada a razão do seqüestro. Popal e Menapal afirmaram que não foram mal tratados, mas eram trocados de cativeiro duas vezes por dia.

Sob pressão

Segundo Rahimullah Samandar, presidente da Associação Afegã de Jornalistas Independentes, o trabalho para profissionais de imprensa no Afeganistão tornou-se extremamente perigoso por conta da pressão de militantes armados, de um lado, e de autoridades governamentais, do outro. Dois jornalistas foram mortos no país, em 2008, segundo o Comitê para a Proteção de Jornalistas. Nas últimas semanas, um jornalista canadense e um holandês foram seqüestrados e soltos em Cabul.

O afegão Salih Mohammad Salih, que trabalhava para a Radio Free Europe/Radio Liberty, desistiu do emprego no início de novembro depois que um membro do talibã chamado Rakmatullah passou a ligar para ele e ameaçá-lo de morte. ‘A liberdade de expressão não tem significado nesta região’, diz Salih. ‘Nós temos problemas com o talibã e problemas com outras autoridades [governamentais]. Elas sempre acusam os jornalistas de tentar difamar o governo. Eu não tenho soldados para me proteger. Não posso me proteger, e a minha empresa me disse que também não podia me proteger. Foi por isso que eu saí’. Informações de Jason Straziuso e Noor Khan [Associated Press, 30/11/08].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem