Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Jornalistas demitidos no Panamá

O repórter Rafael Antonio Ruiz e o subeditor César Iván Castillo, do diário panamenho El Siglo, foram demitidos no início da semana passada por se recusarem a revelar a fonte de uma informação relacionada ao governo.

No dia da demissão, o jornal publicou uma reportagem sobre o ex-chefe de polícia Rogelio Harris, preso e demitido no início de outubro por suspeita de corrupção e tráfico de drogas. Assinada por Ruiz, a matéria afirmava que Juan de Léon, um dos seguranças do presidente Martín Torrijos, estaria envolvido no caso e citava uma fonte anônima que dizia que Harris havia usado dinheiro público e contatos da Inteligência para apropriar-se das drogas apreendidas com traficantes.

Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras [17/11/05], um dos principais acionistas do jornal, Abdul Waked, ordenou que o repórter revelasse o nome de sua fonte. Diante da recusa, ele e Castillo foram imediatamente demitidos. O gabinete do presidente negou que tenha feito qualquer tipo de pressão política para a demissão dos jornalistas.

A RSF se disse chocada com o caso, que revelaria ‘a pressão sobre a imprensa’ e encorajaria a autocensura no Panamá.