Sábado, 25 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > EUA

Julgamento polêmico é encenado e disponibilizado na rede

05/02/2010 na edição 575

Considerando o grande destaque na mídia americana recebido pela lei conhecida como ‘Proposition 8’, que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo no estado da Califórnia, era previsível que a polêmica fosse, cedo ou tarde, retratada em filmes. Porém, ninguém esperava que isso ocorresse tão rápido, afirma Malia Wollan em artigo no New York Times [3/2/10].


Frustrados com a decisão da Suprema Corte de proibir a transmissão de um julgamento após dois casais homossexuais terem entrado com um recurso alegando que a proposta seria inconstitucional, dois moradores de Los Angeles decidiram encenar os testemunhos com atores e cenários, para exibir os vídeos no YouTube. ‘Pedimos aos atores para serem verdadeiros. São pessoas reais e é um julgamento real’, afirmou John Ainsworth, ator que, junto com o cineasta John Ireland, está produzindo, por conta própria, os vídeos e uma campanha de divulgação. O julgamento faz parte de um processo federal para determinar se os estados americanos têm o direito de proibir casamentos entre pessoas do mesmo sexo.


Quando tudo estiver pronto, serão 60 horas de vídeo que irão reconstruir os 12 dias de testemunhos, com base nas transcrições da corte. Cada dia de gravação será disponibilizado no YouTube e no site Marriage Trial, criado especialmente para o projeto. Os dois esperam ter todos os vídeos na rede dentro de duas semanas. Embora muitos no elenco sejam atores profissionais, ninguém cobrou nada para realizar as cenas, gravadas na Escola de Direito da Universidade da Carolina do Sul. Ireland e Ainsworth são homossexuais e casaram-se legalmente com seus respectivos maridos, pouco antes da proposta ser aprovada.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem