Terça-feira, 23 de Julho de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1046
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

LA Times protesta contra visto para jornalistas

20/07/2004 na edição 286

O diário americano Los Angeles Times [15/7/04] publicou editorial pedindo que os EUA mudem sua lei de imigração, que exige visto específico para jornalistas, mas autoriza entrada livre de turistas e homens de negócios de 26 países.

O protesto foi motivado pela deportação, em maio, da repórter britânica Elena Lappin, que foi algemada, interrogada, fotografada e mandada de volta para Londres após passar uma noite presa por não ter o visto específico ao chegar no aeroporto de Los Angeles. Segundo o texto ‘ela pagou o preço por sua honestidade’, já que poderia não ter mencionado que viera a trabalho, entrando nos EUA como turista, sem maiores problemas. ‘Por que os jornalistas devem ter mais restrições que os turistas num país que alega honrar a liberdade de imprensa?’, pergunta o editorial. ‘A lei de imigração deveria receber uma emenda para incluir os jornalistas entre aqueles que podem entrar nos EUA sem visto por um curto período’.

O caso de Elena não é isolado; desde março de 2003, 12 outros profissionais de imprensa passaram por situação semelhante. Devido à má repercussão do último incidente, no entanto, o comissário de Alfândega e Proteção Fronteiriça dos EUA, Robert Bonner, determinou que os jornalistas sem visto poderão entrar no país uma vez, recebendo orientação para que, na próxima viagem, solicitem o documento.

‘Por que alguém que aparece numa das entradas do país sem o visto apropriado deveria ser tratado como um criminoso? Elena não tentava se infiltrar no país. A menos que as autoridades alfandegárias tenham evidências de que estão lidando com um criminoso ou terrorista, nenhum visitante deve ser algemado ou jogado na cadeia. Os EUA devem tratar os estrangeiros da maneira como esperam que os outros países tratem cidadãos americanos’, diz o LA Times.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem