Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Lei pode proteger sigilo de fonte

A Editor & Publisher [18/11/04] informa que o senador democrata Christopher Dodd deve em breve apresentar projeto de lei federal para que todos os jornalistas dos EUA tenham o direito do sigilo de fonte garantido. Trinta e um estados americanos e Washington D.C. já têm essa lei, que entretanto não existe em âmbito federal. A nova lei vai beneficiar a imprensa, que tem sofrido diversos processos para revelar fontes sigilosas.

O evento mais recente nessa série de problemas judiciais enfrentados por jornalistas nos EUA foi a condenação do premiado repórter de TV Jim Taricani, que se nega a revelar quem lhe entregou uma fita em que um funcionário da prefeitura de Providence, estado de Rhode Island, aparece recebendo propina de um suposto empresário que, na verdade, era um agente do FBI. Taricani colocou as imagens – que já estavam sendo usados no processo contra o prefeito de Providence – no ar, numa afiliada local da NBC. Sua sentença vai ser lida no dia 9/12. Ele pode ser preso por até seis meses.

‘Quando me tornei repórter 30 anos atrás, nunca imaginei que seria julgado e enfrentaria a perspectiva de ir para a prisão simplesmente por fazer meu trabalho’, disse o jornalista, na saída do tribunal. ‘Desejaria que todas as minhas fontes pudessem ser identificadas, mas quando as pessoas estão com medo, uma promessa de sigilo pode ser a única forma de tornar a informação pública e, em alguns casos, de proteger o bem-estar da fonte. Fiz uma promessa à minha fonte e pretendo cumpri-la’. Taricani afirmou que sua maior preocupação com relação à possibilidade de ser preso é com sua saúde – ele tem 55 anos, já sofreu dois infartos e fez transplante de coração.