Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Livro compila 79 anos de charges

A revista americana The New Yorker acaba de lançar um livro com uma compilação de todas as charges já publicadas em suas páginas desde o seu início, em 1925. A publicação, que irá custar cerca de US$ 60 nos EUA, conta com duas mil charges comentadas por diversos colaboradores da revista e inclui dois CD-Roms com as 68.647 charges restantes. O editor e responsável pela compilação, Robert Mankoff, desafiou o público dizendo que dará US$ 10 para qualquer um que encontrar uma charge da revista que não esteja na compilação.

O livro conta como surgiram os cartoons e mostra as transformações sofridas por eles desde a década de 1920 até os dias de hoje. Além disso, Mankoff descreve o processo editorial dos desenhos, desde a descoberta e o refinamento de uma idéia engraçada até como ela é passada para o papel.

Segundo Jeff Danziger [The Christian Science Monitor, 5/10/04], ‘nos dias de hoje o trabalho de arte ficou pior ou, pelo menos, menos importante’. Para ele, os desenhistas atuais não são mais celebrados por sua habilidade com o lápis, e sim pela diferença entre os tipos de traço. Essa tendência não faz com que a charge seja menos engraçada, mas deixa alguma coisa faltando, opina Danziger.