Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

MONITOR DA IMPRENSA > HOLLINGER

Lorde Black dança e Telegraph muda de mãos

03/08/2004 na edição 288

Os bilionários irmãos David e Frederick Barclay finalmente assumiram o controle do diário britânico Daily Telegraph, comprado junto à Hollinger International por US$ 1,2 bilhão. ‘Estamos satisfeitos em anunciar a conclusão da venda do Telegraph Group, que nos permite atingir o objetivo de nosso processo estratégico em andamento – maximizar o valor para todos nossos acionistas’, disse o presidente da Hollinger, Gordon Paris, que está no posto ora ocupado por Lorde Black, afastado da empresa depois que veio à tona que ele e outros executivos haviam ‘se presenteado’ com pagamentos sem autorização do restante dos acionistas.

Como ainda é acionista majoritário da Hollinger, Black tentou impedir a transação com os Barclay na justiça americana. Mas, segundo informações do Guardian [30/7/04], o mesmo juiz do estado de Delaware que antes vetou a venda direta de suas ações na companhia para os irmãos britânicos, novamente frustrou os planos do canadense naturalizado americano, recusando apelação no caso.

Números inflados

O diário americano The Chicago Sun-Times, segundo maior jornal de Chicago, que também pertence à Hollinger International, anunciou que sua tiragem é, na verdade, 23% menor do que afirmava. Já se sabia que a publicação falsificava sua circulação, mas ainda não havia sido divulgado em quanto. A porcentagem veio à tona com a sentença do juiz Leo Strine Jr. negando o pedido de Black de impedir a venda do londrino Daily Telegraph, que também pertencia à Hollinger. A diferença representa 72 mil exemplares. Ela incluiria, no entanto, uma queda de vendas motivada por um aumento de preço do jornal, em abril. Como os valores dos anúncios se baseiam na tiragem, é provável que o diário cobre menos por propaganda e ofereça alguma compensação aos anunciantes ludibriados. As informações são do concorrente Chicago Tribune [30/7/04].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem