Domingo, 25 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº975

MONITOR DA IMPRENSA > ‘PAYWALL’

‘Boston Globe’ modifica forma de cobrança a conteúdo digital

Por lgarcia em 06/03/2014 na edição 788

Tradução: Fernanda Lizardo, edição de Leticia Nunes. Com informações de Andrew Beaujon [“Boston Globe drops paywall, adds meter instead”, Poynter, 4/3/14] 

Um comunicado emitido na última quarta-feira (4/3) pelo editor do jornal americano The Boston Globe, Brian McGrory, estabeleceu uma série de mudanças significativas no ramo de negócios digitais do veículo. Dentre todas as informações divulgadas, certamente a mais arrebatadora diz respeito à nova forma de cobrança aos leitores para acessar os sites do grupo.

“Nós substituímos o acesso pago por um contador que permite a cada leitor o acesso a 10 histórias durante um período de 30 dias. Depois disso, ele será desafiado a usar seu cartão de crédito e pagar pelo conteúdo. Na verdade, o acesso pago tem sido bem-sucedido, temos cerca de 60 mil assinantes exclusivamente digitais no BostonGlobe.com. No entanto, a crença universal é de que poderemos atrair ainda mais pagantes para o site com o uso do contador”.

O BostonGlobe.com  nasceu em setembro de 2011, e praticamente todo o acesso ao seu conteúdo era pago. Quando houve o lançamento, Marty Baron, editor-chefe naquela época, declarou que a página era “realmente voltada para os leitores naturalmente atraídos pelo nosso jornalismo – por sua gama e profundidade – e de fato interessados em ler as histórias (…) do início ao fim”.

Já outra página pertencente ao grupo, a Boston.com, permanecia como um local de livre acesso e com algum conteúdo do Boston Globe. A partir de agora, os dois sites “viverão felizes e saudáveis, de forma independente”, escreveu McGrory. “E sim, eles podem até mesmo competir um contra o outro”.

O Boston.com “continuará a ser um site de notícias em sua essência, mas com uma voz mais afiada, que melhor capta as sensibilidades [da cidade] de Boston. (…) Eu queria trazer a todos uma série de atualizações no desenvolvimento-chave do campo digital, iniciativas projetadas para tornar nosso jornalismo cada vez mais acessível e relevante para um público mais amplo”.

Em seu comunicado, McGrory também aproveitou para informar diversas mudanças internas, como trocas de editores e de membros da equipe.

***

Leia o comunicado de Brian McGrory na íntegra (em inglês)

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem