Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1285

‘Time’ reconhece esforço dos envolvidos na luta contra o ebola

A revista Time anunciou, na quarta-feira [10/12], sua tradicional Personalidade do Ano. Em 2014, os escolhidos para a homenagem foram os “guerreiros do ebola”: profissionais de saúde que trabalham no combate ao vírus letal que atingiu brutalmente países da África Ocidental como Libéria, Guiné e Nigéria. Segundo a revista americana, médicos e enfermeiros dos países atingidos, além de organizações como a Médicos Sem Fronteiras, correram riscos e fizeram sacrifícios para salvar vidas.

A mais recente epidemia de ebola matou mais de sete mil pessoas em 2014. Apenas na Libéria, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, foram 7.690 suspeitas de casos e 3.161 mortes. Em um pequeno documentário no site de Time, o médico liberiano Philip Ireland resume: “Eu vejo [o combate ao ebola] como se estivéssemos lutando em uma guerra”. Ireland, que contraiu o vírus em julho quando trabalhava no maior hospital de Monróvia, capital da Libéria, diz que “alguém tem que fazer o trabalho, e todos nós temos que cumprir nosso papel.” O médico voltou a combater o vírus depois de sobreviver a ele. “Eu sinto que é nosso dever, e tenho que voltar até que consigamos nos livrar completamente [da doença]”.

 

A edição especial da revista traz cinco capas diferentes. Em cada uma, um profissional de saúde que ajudou no combate ao vírus. Estão lá o médico americano Kent Brantly, que contraiu a doença enquanto cuidava de pacientes na África; a enfermeira liberiana Salome Karwah; a voluntária da Médicos Sem Fronteiras Ella Watson-Stryker; Foday Galla, supervisor de uma equipe de ambulância na Libéria; e o médico liberiano Jerry Brown.

Em artigo, a editora-chefe da Time, Nancy Gibbs, explica a escolha: “O ebola é uma guerra, e um alerta. O sistema de saúde global não está nem perto de ser forte o suficiente para nos proteger de doenças infecciosas, e por ‘nós’ eu me refiro a todos nós, não apenas àqueles lugares longínquos onde esta é apenas uma ameaça em meio a muitas que tiram vidas todos os dias. O resto do mundo pode dormir à noite porque um grupo de homens e mulheres está disposto a lutar. Por atos incansáveis de coragem e compaixão, por dar ao mundo tempo para fortalecer suas defesas, por arriscar, persistir, sacrificar e salvar, os guerreiros do ebola são a Personalidade do Ano da Time de 2014”.