Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1033
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Lula entra na lista de mais influentes da revista Time

30/04/2010 na edição 587

Lula é um dos 25 líderes mais influentes do mundo, segundo lista da revista americana Time anunciada nesta quinta-feira [29/4]. O presidente brasileiro divide o espaço com nomes como o presidente dos EUA, Barack Obama, e a presidente da Câmara dos Representantes americana, Nancy Pelosi; Salam Fayyad, primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina; o economista francês Dominique Strauss-Kahn, diretor geral do Fundo Monetário Internacional; e o premiê do Japão, Yukio Hatoyama, entre outros. Também aparece na lista a ex-governadora do Alasca Sarah Palin, candidata à vice-presidência dos EUA pelo Partido Republicano em 2008.


Lula aparece em primeiro lugar na lista divulgada no site da Time, o que levou veículos de imprensa brasileiros a noticiar que o presidente teria sido classificado como o líder mais influente do ano. Segundo um porta-voz da revista, entretanto, as personalidades que aparecem na lista não são submetidas a um ranking, e sua exposição na revista é determinada por questões editoriais, como tamanho de foto e texto.


O artigo que apresenta Lula é assinado pelo documentarista americano Michael Moore. Ele descreve o presidente, de 64 anos, como um ‘verdadeiro filho da classe trabalhadora da América Latina – de fato, membro fundador do Partido dos Trabalhadores’ e lembra que Lula já foi preso por liderar uma greve. Moore cita o o finado Fome Zero e programas educacionais do governo, e diz que ‘o que Lula quer para o Brasil é aquilo que costumávamos chamar de Sonho Americano’.


A lista anual da Time apresenta as 100 pessoas consideradas pela revista como as personalidades mais influentes do mundo no ano que passou, divididas em categorias como líderes, pensadores, heróis e artistas. Estão na lista nomes como a cantora Lady Gaga, os apresentadores de TV Conan O’Brien e Oprah Winfrey, o ex-presidente americano Bill Clinton, o ator – e ‘twitteiro’ – Ashton Kutcher, o político iraniano de oposição Mir-Hossein Mousavi, o estilista Marc Jacobs, o cantor Elton John e o presidente da Apple, Steve Jobs.


A lista completa da Time pode ser vista aqui.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem