Tuesday, 23 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Mais um diário gratuito pode fechar as portas

O jornal gratuito London Lite pode estar com os dias contados e seus 36 funcionários correm o risco de perder o emprego, noticia Stephen Brook [The Guardian, 27/10/09]. A editora Associated Newspapers anunciou na semana passada que tem planos de fechar a publicação, duas semanas após o London Evening Standard ter se tornado gratuito e quase um mês depois do fechamento do rival gratuito London Paper, da News International. O grupo Daily Mail & General Trust, proprietário da Associated Newspapers, possui ação minoritária no London Evening Standard.

Segundo Steve Auckland, diretor administrativo da divisão de gratuitos da Associated Newspapers, o novo cenário para os jornais vespertinos distribuídos em Londres fez com que se repensasse o futuro do London Lite. ‘Apesar de o excelente formato editorial alcançar uma grande audiência, estamos preocupados com a viabilidade comercial nesta área altamente competitiva’, disse. ‘Após o fechamento do London Paper, houve semanas rentáveis para o London Lite, mas, levando tudo em consideração, não é possível ver uma rentabilidade a longo prazo’, revelou uma fonte.

Os funcionários ainda serão consultados antes que uma decisão final seja tomada sobre demissões. A editora pretende encontrar cargos em seus outros jornais para a equipe do London Lite. O anúncio do fechamento foi feito por Auckland e Martin Clarke, que administra as operações online da Associated.

Guerra dos gratuitos

O Evening Standard, de 182 anos de existência, deixou de cobrar 50 centavos de libra e tornou-se gratuito no dia 12/10, colocando pressão extra no London Lite. A tiragem do primeiro é de 600 mil cópias diárias e a do último, de 400 mil. Na batalha dos gratuitos, a News International sempre alegou que o London Lite era um jornal criado simplesmente para prejudicar o London Paper. Os dois foram lançados com poucos dias de diferença, há três anos, dando início a uma acirrada disputa e também a um aumento considerável no lixo da cidade. A Associated insistia, no entanto, que o London Lite fazia parte de uma estratégia de longa data para a distribuição gratuita de publicações, que começou com o Metro.