Sábado, 23 de Março de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1029
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Mais um diretor da HornAfrik assassinado

05/02/2009

Três homens encapuzados mataram Said Tahlil Ahmed, diretor da HornAfrik, maior organização de mídia da Somália, no centro da capital Mogadíscio nesta quarta-feira (4/2). Ahmed foi assassinado a tiros, quando andava no maior mercado da cidade.


O diretor estava acompanhado de outros seis jornalistas – três deles deram entrevistas à AP, descrevendo o que aconteceu. Eles disseram que iriam encontrar líderes islâmicos quando homens encapuzados os interromperam, levando-os a uma esquina e atirando no peito de Ahmed. Os outros jornalistas conseguiram fugir sem nenhum ferimento. Não se sabe os motivos que levaram ao assassinato do diretor e ninguém assumiu a responsabilidade pelo crime.


Organizações em defesa da liberdade de expressão protestaram contra o assassinato. ‘Nossos pensamentos estão com a família deste jornalista corajoso e respeitado e com seus colegas do HornAfrik, afetados pela morte de seu diretor’, afirmou a Repórteres Sem Fronteiras. Tom Rhodes, coordenador do Comitê para Proteção dos Jornalistas na África, disse estar chocado com o caso. ‘Enviamos nossas condolências à família e aos colegas de Ahmed’, declarou.


Reincidência


Ahmed assumiu o cargo de diretor após o assassinato de seu antecessor, Ali Iman Sharmarke, em agosto de 2007. Sharmarke, que era proprietário do HornAfrik, foi morto por uma mina terrestre controlada por controle remoto, quando dirigia para casa. Ele tinha acabado de ir ao enterro de um colega morto no mesmo dia. A HornAfrik foi criada em 1999, sendo a primeira rádio independente a ser formada após o colapso do governo em 1991, quando o ditador Mohamed Siad Barre foi retirado do poder. A estação expandiu, posteriormente, para uma emissora de TV por satélite. Informações de Mohamed Olad Hassan [AP, 5/2/09]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem