Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº958

MONITOR DA IMPRENSA > ACESSO À REDE

Mais de dois bilhões de internautas em 2010

21/10/2010 na edição 612

Os usuários de internet ultrapassarão a marca de dois bilhões este ano, o que representa quase 1/3 da população mundial, estimada em 6,9 bilhões. Embora os números pareçam otimistas, a União Internacional de Telecomunicações (ITU), agência das Nações Unidas, ressalta que os países em desenvolvimento precisam acelerar o acesso a esta ferramenta vital para o crescimento econômico.


Dos 226 milhões novos internautas em 2010, 162 milhões serão de países em desenvolvimento, onde os índices de crescimento são maiores. Entretanto, até o final do ano, 71% da população nos países desenvolvidos estará online, em comparação a 21% das pessoas nos países em desenvolvimento.


A ITU ressalta a importância das conexões em alta velocidade. ‘A banda larga é a próxima tecnologia verdadeiramente transformadora. Pode gerar trabalhos, induzir crescimento, produtividade e, a longo prazo, competitividade’, diz o secretário-geral da agência, Hamadoun Toure.


O acesso à rede varia amplamente por região: 65% das pessoas estão online na Europa; 55% no continente americano; 9,5% na África e 21,9% na Ásia. O acesso em escolas, trabalho e lugares públicos é crítico em países em desenvolvimento, com apenas 13,5% das pessoas com internet em casa, contra 65% nos países desenvolvidos. Um estudo divulgado na semana passada por outra agência mostrou que celulares constituíam uma tecnologia de comunicação mais importante do que a internet para as pessoas nos países em desenvolvimento. Informações de Jonathan Lynn [Reuters, 19/10/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem