Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº974

MONITOR DA IMPRENSA > UOL

Mara Gama

16/12/2008 na edição 516

‘O campeonato brasileiro de futebol 2008 terminou no último domingo, 7 de dezembro.

Dez partidas da série A foram disputadas a partir das 17h do domingo e finalizadas por volta das 19h. A série B terminou dia 29 de novembro, com dez jogos também.

Na classificação final, caíram para a série B os times: Figueirense, Vasco, Portuguesa e Ipatinga-MG. E subiram para a série A: Corínthians, Santo André, Avaí e Grêmio Barueri.

Segundo a Redação, cerca de 30 minutos após o resultado da última partida do último dia 7, a área que exibe os escudos dos times na home page do UOL foi atualizada, com os devidos remanejamentos.

Também os símbolos dos times na home page de UOL Esporte foram colocados nos devidos lugares.

Alguns internautas questionam por que a atualização não é feita imediatamente após a mudança de posição de um time. Segue a explicação sobre a política de atualização do quadro, por Bruno Freitas, editor-assistente de Esporte:

‘Adotamos a política de trocar a configuração dos times ao fim das disputas da Série A (cerca de 30 minutos), projetando já a disputa do próximo ano, para mostrar agilidade ao nosso internauta.

Sabemos que esse é um dos temas que mais desperta paixões e opiniões acaloradas. Recebemos diversas mensagens de torcedores do Corinthians pedindo para que o escudo do time fosse incluído na seção de série A assim que a equipe oficializou a ascensão à Primeira Divisão. No entanto, era impossível efetuar a troca com a competição ainda em andamento, sem o conhecimento das demais equipes que obteriam mais tarde o acesso à elite.

Da mesma forma, recebemos críticas de torcedores do Vasco por termos sido ‘rápidos demais’ na troca dos times da série A, da configuração de 2008 para 2009.

Destaco que o espaço para times da série A é exatamente o mesmo ao oferecido às equipes da série B, opção que demonstra a relevância que esse grupo de clubes tem editorialmente para o UOL Esporte.’

Considero a política correta. Para tornar ainda mais dinâmico o quadro, poderiam ser utilizados escudos ‘apagados’ para os times que já estão deixando a série A e escudos ‘acesos’ para aqueles times que já estão com pontos suficientes para ascender à serie A, antes mesmo da rodada final.

9/12

Legendas repetidas nos álbuns de moda

No ar na home page nesta tarde de terça, dia 9, a foto de um dos desfiles de moda masculina da Casa dos Criadores, em São Paulo, chama a atenção.

É boa a escolha da foto.

A roupa é estranha, não usável -como convém a um desfile que se dedica a pinçar os ‘novos talentos da moda’, ou a mostrar projetos, propostas, conceitos, enfim, idéias de moda.

Ao clicar na chamada, um álbum de fotos muito bem acabadas se abre, com 40 imagens do desfile do estilista João Pimenta. Há outras imagens também estranhas no álbum, com roupas que fazem referência ao imaginário de ‘circos do passado’, como diz a reportagem correspondente.

Mas as legendas são um balde de água fria. Um único texto se repete nas 40 vezes em que se pula de foto para foto: ‘João Pimenta desfila sua coleção para o Inverno 2009, no primeiro dia da Casa de Criadores, em São Paulo (8/12)’.

Quem por acaso tenha embarcado na foto pela estranheza da imagem ou pela irreverência do enunciado e queria saber o que seja o tal homem ‘cadeirudo’ tem de clicar no ‘Mais’ ao fim de cada legenda.

Se clicar, chegará ao texto.

Só no quarto parágrafo lerá um comentário sobre o desfile de Pimenta, onde se explica a imagem do ‘cadeirudo’.

‘Pimenta arredondou com enchimentos os quadris das calças, marcou a cintura, fez referência à regata branca e calça preta dos homens de circo do passado, deu um toque sinistro nas peças com amarrações de roupa de hospital nas costas e criou uma imagem que tinha força e provocava interesse na passarela. Apenas nela. Afinal, se nem as mulheres querem ser ‘cadeirudas’, por que os homens iriam gostar desta imagem?’

Muitas destas informações poderiam estar em legendas descritivas no interior do álbum de fotos. A leitura seria mais agradável, dinâmica e proveitosa.

8/12

Mudança no editor de Blogs do UOL

‘Olá, escrevo para reclamar da lamentável mudança para pior nos blogs para os assinantes do uol. Agora não podemos nem escolher o tipo de fonte e as opções de tamanho são ou um texto minúsculo (2) ou enorme (3) para cima.

Tenho um blog há 4 anos e o UOL acabou com a beleza dele com as mudanças (…) O que podemos fazer? Não é possível continuar com o editor de textos antigo? ‘ Perguntou o internauta Zé Guto.

Segundo a área responsável pelos blogs, estão sendo estudadas a importação da família antiga de emoticons e a inclusão da opção de escolher fonte.’

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem