Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

…mas exige que a mídia o faça

Dois republicanos patrocinadores de um projeto de proteção ao direito de repórteres de não revelar suas fontes se recusaram a perder as esperanças apesar da oposição do Departamento de Justiça e do pouco tempo que falta para aprovação da lei no Congresso. A regra obrigará jornalistas a revelarem suas fontes de acordo com o caso.

O senador Richard Lugar e o membro do Congresso Mike Pence, ambos republicanos do estado de Indiana, reconheceram as dificuldades nessa reta final, alguns meses antes do 109º Congresso. ‘Ainda assim estamos otimistas’, disse Lugar. A lei precisa ser aprovada por um comitê do Senado, o Senado inteiro, uma Assembéia geral e um comitê da Assembléia, ‘e provavelmente mais formalidades serão necessárias’.

Lucy Dalglish, diretora-executiva do Comitê de Repórteres para a Liberdade de Imprensa, disse que até seu grupo desistiu dos 35 anos de luta em privilégio absoluto aos repórteres de manterem sigilo de suas fontes. Agora o grupo apóia uma emenda em contraposição à norma da Assembléia que autoriza as cortes a obrigar repórteres a deporem e exporem suas fontes quando necessário, a fim de prevenir ‘ danos iminentes à segurança nacional.’

O comitê judiciário do Senado já passou por duas audiências, enfrentando forte oposição pela prisão de Judith Miller, jornalista do New York Times, por 85 dias até que ela concorde em revelar a um promotor quais são suas fontes no caso do vazamento da identidade da funcionária da CIA Valerie Plame. Informações de Michael J. Sniffen [Associated Press, 25/7/06].