Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1066
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

McCain dá primeira entrevista via microblog

19/03/2009 na edição 529

Durante a campanha presidencial americana, o candidato republicano John McCain parecia ter menos desenvoltura com as novas tecnologias que seu rival Barack Obama. Ironicamente, no entanto, o senador entrou para a história da internet esta semana, ao dar a primeira entrevista através do serviço de microblogging Twitter.


O candidato derrotado à presidência, de 72 anos, respondeu a questões do apresentador da rede ABC George Stephanopoulos. McCain tem 225 mil seguidores na sua página do Twitter, no endereço @senjohnmccain, e respondeu nesta terça (17/3) a 10 perguntas da página do apresentador, enviadas no formato de até 140 caracteres – limite da ferramenta. Stephanopoulos havia solicitado aos internautas que mandassem sugestões de perguntas. O senador começou a usar o Twitter em janeiro, três dias depois de Obama tomar posse no governo. Desde então, mais de 200 atualizações foram feitas em sua página.


Empecilho


O limite de caracteres pode ter sido, segundo Larry Magid [CNET News, 18/3/09], um empecilho para que a entrevista fosse mais completa. O apresentador, por exemplo, perguntou ‘o que lhe preocupa mais: Paquistão ou Irã?’, ao que McCain respondeu apenas que ‘ambos. Os desafios são diferentes, mas ambos significativos’. Sobre Obama, Stephanopoulos quis saber se ele estaria colocando os EUA em risco de um novo ataque terrorista. McCain foi cauteloso e afirmou ser muito cedo para tirar qualquer conclusão.


‘Me chamem de antiquado, mas prefiro mais profundidade. Com o limite [de toques], as perguntas e respostas foram artificialmente curtas’, opinou Magid, que elogiou a iniciativa de Stephanopoulos de solicitar sugestões ao público para perguntas que seriam feitas a McCain. ‘O Twitter é interessante para conversas informais, mas para tratar de temas da nossa nação, precisamos de mais de 140 caracteres de nossos líderes e jornalistas’, concluiu. Com informações da AFP [16/3/09] e de Frazier Moore [AP, 13/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem