Sábado, 24 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Medvedev restringe investimentos na internet

14/04/2009 na edição 533

Os planos da Rússia de restringir investimento estrangeiro em portais e sítios de internet ‘estratégicos’ são uma medida de segurança nacional, alerta um relatório do governo. O Ministério das Comunicações está em processo de desenvolver ‘critérios de segurança’ que irão determinar que empresas locais ficarão proibidas de procurar investimentos estrangeiros. ‘A internet se transformou de fato em uma fonte estratégica’, afirma a porta-voz do Ministério, Elena Lanhkina. Os critérios para determinar quais empresas estarão na lista estratégica ainda estão sendo trabalhados.

O relatório foi divulgado um dia após o presidente Dmitry Medvedev ter alertado sobre investimentos no setor online russo. ‘A chegada de investimentos estrangeiros é inevitável’, disse Medvedev. ‘Mas, ao mesmo tempo – e eu espero que isto não soe muito conservador –, estas necessidades devem ser observadas atentamente, por ser uma questão de segurança’, completou o líder do país.

Os comentários de Medvedev vêm após jovens manifestantes na vizinha Moldávia terem atacado o parlamento, na semana passada, em meio a protestos organizados via internet. Moscou expressou ‘preocupação extrema’ com os incidentes na Moldávia, descritos como ‘uma afronta’. Em julho, autoridades antitruste russas impediram o Google de comprar ações do Rambler, um dos três maiores portais de internet do país. Informações da AFP [10/4/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem