Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1064
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Menores burlam restrições para usar redes sociais

27/06/2011 na edição 648

Cerca de cinco milhões de usuários do Facebook nos EUA têm menos de 10 anos e 2,5 milhões têm 11 ou 12 anos, revelou uma pesquisa da revista Consumer Reports. E o mesmo quadro repete-se em outras redes sociais, como Formspring e Twitter.

Na opinião de legisladores e defensores dos direitos infantis, este quadro pressiona empresas a trabalhar ainda mais para manter os jovens offline e a criar regras federais que limitariam o quanto é coletado de informações sobre as crianças na internet.

O Estado da Califórnia, por exemplo, está deliberando uma lei que dará aos pais o direito de pedir que redes sociais como Facebook apaguem endereços, contas de e-mail e outras informações que possam identificar seus filhos. Google, Facebook e Twitter já criticaram a legislação, alegando que ela impediria a liberdade de expressão.

Tarefa árdua

Proteger as crianças na web não é fácil. O Facebook estabelece idade mínima de 13 anos e remove as contas de usuários acusados de violar normas de conduta. O Google, Foursquare, Formspring e outras redes têm este mesmo limite de idade, mas argumentam que há pouco a fazer se o usuário for nascido em 2001, por exemplo, e mentir o ano de nascimento, informando 1980. Para verificar a idade, seria necessária uma série de ações que poderiam violar a privacidade dos internautas.

O Facebook afirma usar tecnologia para monitorar conteúdo ofensivo e trabalhar para cooperar com a captura de pedófilos. Além disso, apaga regularmente contas de menores. “É muito difícil implementar restrições de idade na internet e não há uma única solução para garantir que jovens não burlem o sistema ou mintam sobre sua idade”, afirma o porta-voz Andrew Noyes.

Com 25 milhões de usuários, a maioria entre 13 e 25 anos, o Formspring tomou passos extras para evitar bullying online e criar um ambiente mais apropriado para os jovens. Em abril, começou a filtrar comentários com linguagem inadequada. O site permite que usuários deixem o perfil público ou privado. Os membros também podem bloquear outros usuários. Ainda assim, há novamente o problema do controle da idade: é impossível saber quando alguém está mentindo o ano de nascimento. Informações de Cecilia Kang [The Washington Post, 10/6/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem