Sábado, 21 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

ENTRE ASPAS >

Mídia estrangeira comenta colunas do presidente

24/07/2009 na edição 547

Artigo publicado no blog Jornalismo nas Américas [24/7/09], do Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas, chama a atenção para um fenômeno curioso: a coluna semanal que o presidente Lula começou a assinar recentemente em jornais brasileiros passou a ser comentada pela imprensa estrangeira. Há quem ache interessante o gosto dos presidentes latino-americanos por este ‘novo método’ de contato direto com a população.


Lula, particularmente, já foi bastante criticado por não fazer coletivas, conceder poucas entrevistas e afirmar que não lê jornais porque eles lhe dão ‘azia’. Nosso líder também adora, sempre que possível, alfinetar o trabalho da imprensa.


Texto no blog EditorsWeblog explica que as colunas de Lula, chamadas de ‘O presidente responde’, são publicadas em 115 jornais, e que consistem no presidente respondendo a perguntas de leitores – que os próprios jornais se incumbem de coletar. O artigo também ressalta as relações tensas de Lula com a grande imprensa no primeiro mandato, marcado por poucas entrevistas, e cita o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Franklin Martins, alegando que hoje o presidente fala mais, mas concentra grande parte de suas atenções à mídia popular e regional.


O jornal francês Figaro, por sua vez, alfinetou a última coluna do presidente brasileiro, afirmando que ela une paternalismo com um tom professoral. Segundo o blog do Jornalismo nas Américas, a grande questão, entretanto, é se os jornais não perdem sua independência ao publicar as colunas semanais de Lula.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem