Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1055
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Mídia mexicana não confia no governo

30/09/2010 na edição 609

Diretores de organizações de mídia e jornalistas expressam ceticismo com relação às medidas recém-anunciadas pelo governo do Méxicocontra ataques do crime organizado, noticia Ingrid Bachmann [Journalism in the Americas Blog, 28/9/10].


Segundo a CNN México, editores de jornais de estados ao norte do país, como Chihuahua, Zacatecas, Coahuila e Sinaloa, acreditam que o melhor caminho é eles próprios se protegerem diante de ameaças de cartéis de narcotraficantes. ‘A autoridade [governamental] não está sendo efetiva e a única maneira que vejo é formarmos redes de jornalistas para nos proteger’, observou Patricia Mercado, diretora do jornal Imagen.


Falta autoridade


Em um fórum organizado na Cidade do México pela Associação Interamericana de Imprensa e o Comitê para a Proteção dos Jornalistas, foi pedido que imprensa mexicana trabalhe em conjunto para se proteger e conseguir fazer seu trabalho. As dúvidas da mídia sobre o governo surgem principalmente devido ao modo com que autoridades lidam com o problema. ‘Mais que desejar proteção, é preciso criar condições que tornem a prática jornalística segura, que não se persiga nem censure ninguém, e que as autoridades correspondentes enfrentem com justiça os crimes contra os profissionais da mídia’, disse o jornalista Juan José Solís.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem