Wednesday, 24 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Mídia tradicional impulsiona TTs do Twitter


Folha de S. Paulo, 24/2


Mídias tradicionais impulsionam os Trending Topics do Twitter


As mídias tradicionais ajudam a alimentar os assuntos mais comentados do Twitter (Trending Topics). É o que mostra estudo feito pela empresa HP, que analisou mais de 16,32 milhões de mensagens no microblog durante período de 40 dias.


De acordo com a pesquisa, 31% de todas as mensagens nos Trending Topics são retuítes dados pelos usuários, muitos dos quais têm como fonte notícias de veículos como ‘The New York Times’, CNN e BBC.


Os assuntos mais populares, no entanto, não possuem vida longa. Em média, duram pouco mais de 40 minutos na lista, segundo o estudo.


O diretor do grupo de pesquisas, Bernardo Huberman, disse que, quanto mais diversificada for a audiência, maior a chance de longevidade dos Trending Topics.


 


 


Folha de S. Paulo, 24/2


Brian Stelter, New York Times


Televisões usam mídias sociais para manter atenção dos telespectadores


Quando o ganhador do primeiro prêmio for anunciado na cerimônia do Oscar, no domingo que vem, milhões de pessoas estarão conversando on-line sobre os premiados. E a rede de TV ABC estará pronta.


Para tentar explorar o uso simultâneo de televisores e aparelhos on-line pelo público, a rede criou um site especial do Oscar com imagens de vídeo dos bastidores; os ganhadores serão mostrados recebendo o prêmio no televisor e celebrando nos bastidores em vídeos via web.


Experiências como essa subitamente ganharam prioridade na televisão. À medida que cresce o número de pessoas que conversam on-line em tempo real sobre seus programas favoritos no Facebook, Twitter e diversos outros sites menores, as redes de TV tentam descobrir como aproveitar a tendência.


É como uma versão on-line da conversa de cafezinho e os executivos de TV estão observando nervosamente, na esperança de que os telespectadores continuem conversando, e com isso assistindo aos seus programas.


Especialistas como Ian Schafer, executivo da agência digital Deep Focus, dizem que mensagens sobre programas no Twitter e no Facebook podem ser ‘a forma mais eficiente de atrair espectadores’.


Schafer a percebe em primeira mão quando um telejornal lhe interessa especialmente ou um jogo vai para a prorrogação. ‘Escrevo no Twitter que um jogo de basquete está muito bom, e recebo respostas do tipo ‘obrigado por avisar’.’


Esse efeito conversa de cafezinho torna os grandes programas ainda maiores -a cerimônia de premiação do Grammy teve sua maior audiência em uma década.


Os executivos de televisão dizem que os chats aprofundam o interesse dos telespectadores por um programa e tornam mais provável que assistam a novos episódios.


O Twitter apresenta uma lista de dez termos que estão em alta entre os mais comentados, e à noite os programas de TV costumam estar bem representados no ranking.


As TVs, bem como algumas empresas de tecnologia, consideram que esse tipo de comportamento beneficie seus negócios.


Tradução de Paulo Migliacci