Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > REPRIMENDA

Ministro israelense humilha embaixador turco

13/01/2010 na edição 572

Israel teve que se desculpar por ter humilhado o embaixador da Turquia em Tel Aviv. Em uma reunião recente para se queixar de um programa de TV ofensivo aos israelenses, o ministro do Exterior de Israel, Danny Ayalon, sentou-se em uma cadeira alta e fez o diplomata turco, Ahmet Celikkol, sentar-se em um sofá baixo, para que nas fotografias divulgadas pela imprensa ele aparecesse inferior. Além disso, em vez de se encontrar com o embaixador no Ministério, como é de praxe, Ayalon reuniu-se com o Celikkol em seu gabinete parlamentar, deixando-o, antes, esperando no corredor e pedindo a sua equipe que retirasse a bandeira da Turquia da mesa. ‘O importante é que as pessoas o vejam por baixo e nós, no alto, e vejam que há apenas uma bandeira: a nossa’, afirmou o ministro para os fotógrafos e cinegrafistas que registravam a reunião.


A relação entre os dois países ficou enfraquecida há pelo menos um ano, por conta da ofensiva militar israelense na Faixa de Gaza, muito criticada pelos turcos. Recentemente, a TV turca passou a exibir um seriado que, segundo o governo israelense, retrata Israel e os judeus como criminosos de guerra e seguestradores de crianças. Agora, a mídia de Israel chegou a elogiar o tratamento recebido pelo embaixador turco.


O incidente ameaçou ofuscar a viagem do ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, a Ancara. O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que as atitudes ofensivas de Israel à Turquia sempre terão uma resposta. Para evitar mais problemas, o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, emitiu nota afirmando que, apesar de considerar justo ‘na essência’ o protesto do ministro do Exterior contra o embaixador turco, ele deveria ter sido feito ‘de maneira diplomática’. Com informações da AFP [12/1/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem