Sábado, 16 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

CADERNO DO LEITOR > BOLÍVIA

Morales anuncia lançamento de diário estatal

06/01/2009 na edição 519

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou que irá lançar, em breve, um jornal diário estatal, com o objetivo de ‘noticiar a verdade’. No domingo (4/1), em uma entrevista de rádio, ele afirmou que pediu ao Departamento de Comunicação do governo que inaugure a publicação em 22/1 – a data marca o terceiro aniversário do presidente no poder. Morales planeja também criar, com apoio financeiro dos governos da Venezuela e do Irã, uma estação de televisão estatal voltada aos setores rurais. O Estado já administra uma agência de notícias, um canal de TV, um jornal semanal e uma rede de rádios comunitárias.

Desde que assumiu o governo, em 2006, o presidente boliviano já nacionalizou companhias nos setores de energia, mineração e telecomunicações. Ele também aprovou a criação de uma companhia aérea e, além do jornal estatal e do canal de TV, pretende fundar empresas de cimento e açúcar em um esforço para fortalecer o controle governamental sobre a economia nacional.

Sobre o jornal, Morales ressaltou que a publicação irá fornecer um equilíbrio contra a mídia ‘antigoverno’ do país. O presidente, que costuma criticar a imprensa local, ainda acusou parte da mídia boliviana de atacar sua administração. Recentemente, ele ameaçou parar de conceder entrevistas coletivas a repórteres locais, e os acusou de agir como fantoches dos donos das empresas de comunicação que apóiam a oposição direitista. Informações da AP e da Reuters [4/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem