Quinta-feira, 24 de Maio de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº988
Menu

ENTRE ASPAS > CHINA

Mudanças sinalizam abertura à mídia local

02/12/2008 na edição 514

Sob controle do Departamento de Propaganda do Partido Comunista, a imprensa doméstica da China sofre com a censura. Depois dos Jogos Olímpicos de Pequim, em que foram afrouxadas regras para a atuação da mídia estrangeira, há quem acredite que as coisas estejam mudando também para a imprensa local. ‘Talvez, em alguns temas, o Departamento ainda tenha as mesmas opiniões. Mas notamos que há algumas mudanças’, afirma Wang Liang, diretor de uma emissora de Pequim. A opinião é polêmica. ‘Não houve mudança nenhuma. O Departamento de Propaganda tem total controle [sobre a mídia]’, rebate Li Datong, ex-editor do China Youth Daily.

Segundo artigo de Ben Blanchard [Thomson Reuters, 27/11/08], pôde-se ver, de fato, algo novo nos últimos meses: alguns veículos de comunicação puderam reportar o impacto da crise financeira global na economia chinesa. Emissoras de TV e rádio e jornais divulgaram greves de taxistas e protestos de funcionários demitidos na província de Gansu. A divulgação de tais notícias seria algo impensável há alguns anos.

Ainda que pequeno, este indício de mudança pode representar um passo importante para a liberdade de imprensa no país, que só a partir de 2005 passou a permitir a divulgação da contagem de mortes em desastres naturais. Em geral, organizações de mídia chinesas, obrigadas – em nome da estabilidade social – a seguir normas do Partido Comunista, ficam atrás de blogueiros na divulgação de notícias. ‘Não recebemos instruções do Partido diariamente. Quando as temos, no entanto, entendemos que é para o bem social’, diz Gu Jianqing, subeditor do Guangzhou Daily. No mês passado, um álbum da banda Guns N’Roses, intitulado Chinese Democracy (Democracia Chinesa), foi entendido como um ataque ao país.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem