Tuesday, 16 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1283

Multa pode brecar
documentário sobre guerra

A repressão do governo sobre a ‘indecência na mídia’ poderá impedir que veteranos da Segunda Guerra Mundial contem suas histórias numa série documentária de TV em produção por Ken Burns, diretor do Serviço Público de Transmissão americano (PBS).


A série em sete episódios, The War, tem ‘linguagem apimentada’ e, se for ao ar como está, poderá ser alvo de multas altíssimas como resultado da nova lei assinada em junho por George W. Bush. Paula Kerger, presidente e CEO da PBS, disse estar relutante em inserir bipes sobre os termos censuráveis porque isso diminuiria o impacto do documentário, e transmiti-lo após as 22h, como manda a nova lei, reduziria a audiência.


Segundo a nova lei, as multas podem chegar a US$ 325 mil por infração (antes da lei o valor era de US$ 32.000). A Comissão Federal de Comunicação (FCC) definiu indecência como ‘linguagem ou material que, no contexto, exiba ou descreva, em termos ofensivos (…), atividades ou órgãos sexuais ou excretores’. Informações da Reuters [27/7/06].