Quinta-feira, 24 de Janeiro de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1021
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Murdoch anuncia fim de gratuito londrino

21/08/2009 na edição 551

A News International, principal subsidiária do grupo News Corporation no Reino Unido, anunciou esta semana planos de fechar o diário gratuito thelondonpaper, distribuído em estações de metrô londrinas. A última edição do diário deve ser publicada em 18/9. A News Corp deu início a uma consulta de 30 dias com cerca de 60 funcionários da NI Free Newspapers, unidade responsável pela publicação do jornal gratuito, para tentar realocá-los dentro da empresa. A News International já extinguiu operações e cargos em seus jornais nos últimos meses.


O filho do magnata Rupert Murdoch, James Murdoch, que controla as operações do grupo na Europa e Ásia, afirmou que, apesar do ‘design inovador’ e do enfoque do diário, sua performance – por conta das dificuldades do setor – ficou abaixo do esperado. O vespertino thelondonpaper foi lançado em setembro de 2006 e tem tiragem de 500 mil exemplares, mas tem perdido cerca de US$ 1,6 milhão por mês.


O anúncio do fechamento do thelondonpaper põe fim ao período que ficou conhecido como ‘guerra dos gratuitos’ e teve início há três anos, quando a News International anunciou o lançamento de seu vespertino e a rival Associated Newspapers – para proteger o London Evening Standard, pago, e o diário matutino Metro – lançou o gratuito vespertino London Lite. Com informações de Stephen Brook [Guardian.co.uk, 20/8/09], Salamander Davoudi [Financial Times, 21/8/09] e de Nat Worden [Dow Jones Newswires, 20/8/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem