Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Não pagar taxa pode dar cadeia

04/01/2005 na edição 310

Desde a década de 1920, os britânicos pagam um imposto anual pelo privilégio de ter um aparelho de rádio e, mais tarde, de televisão. A taxa, de 121 libras, é usada para financiar a emissora pública BBC, e os cidadãos devem pagá-la mesmo que não assistam aos canais da emissora.

Sarah Lyall [The New York Times, 28/12/04] diz que o sistema não funciona perfeitamente. O webdesigner Paul Oldham, por exemplo, critica o hábito de assistir à TV e não tem aparelho algum em casa. Não importa o quanto ele proteste, há mais de uma década: a agência que regula a posse de televisores envia cartas cobrando a licença da BBC e, por isso, está sujeito a multa de mil libras ou até à prisão. Oldham responde a todas as cartas da agência dizendo não ter aparelho de TV, mas a réplica é sempre a mesma: que ele esteja pronto para prová-lo em caso de vistoria em sua casa.

O porta-voz da agência, Chris Reed, não comentou o caso Oldham, mas disse que não é possível acreditar em todo mundo que diz não ter TV. Ele afirma que é praxe fazer vistoria em busca de aparelhos. Segundo Reed, em 2003, ‘em quase metade das casas de pessoas que declararam não ter televisor havia pelo menos um’. Vinte pessoas foram presas por não pagar o imposto em 2004.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem