Terça-feira, 11 de Dezembro de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1016
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

NBC acusada de favorecer Obama

26/08/2008 na edição 500

Rick Davis, coordenador da campanha de John McCain, acusou a NBC de ‘jornalismo irresponsável’ e parcialidade contra o candidato republicano, noticia Elana Shor [The Guardian, 18/8/08]. Em carta ao presidente da rede, Steve Capus, Davis pediu uma reunião para discutir sua ‘profunda preocupação sobre os padrões e o nível de objetividade da NBC’.

Davis criticou ainda a comentarista Andrea Mitchell por sugerir que os membros da campanha de Barack Obama estariam tentando arrumar uma justificativa para o melhor desempenho de McCain em uma entrevista com os dois candidatos em uma igreja evangélica. Na ocasião, o moderador – o pastor Rick Warren – fez perguntas separadamente a cada um dos candidatos. ‘Os partidários de Obama devem ter sentido que ele não foi tão bem naquele contexto, porque o que estão comentando internamente é que McCain pode ter ouvido, sem querer, as questões para Obama’, comentou Andrea no programa Meet the Press.

Se, de fato, McCain ouviu as perguntas de Obama, acabou tendo vantagem em sua entrevista, pois pôde sentir o que viria pela frente. ‘Estamos extremamente desapontados em ver que o nível de objetividade na NBC caiu tanto que os repórteres estão dando voz a reclamações partidárias, e sem base, para minar McCain’, queixou-se Davis.

Inclinação

Esta não é a primeira vez este ano que a NBC é acusada de parcialidade. Membros da campanha de Hillary Clinton haviam dito que a rede era pró-Obama durante as primárias. A Casa Branca também reclamou sobre a edição de uma entrevista gravada com George Bush, sugerindo que as frases do presidente foram tiradas de contexto para mostrar hostilidade contra Obama no que se refere à relação dos EUA com o Irã.

O grupo conservador Media Research Center avaliou a cobertura dos noticiários noturnos de maio de 2000 (quando o nome de Barack Obama foi mencionado pela primeira vez) até o final das primárias democratas em junho. Segundo a pesquisa, 34% das matérias sobre Obama foram positivas e 5%, negativas. O programa com maior inclinação pró-Obama teria sido o NBC Nightly News e o menos parcial em relação ao candidato democrata foi o World News, da ABC. Com informações de Howard Kurtz [Washington Post, 20/8/08]

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem