Sexta-feira, 24 de Maio de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1038
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Nova arma para protestos políticos no Irã

05/10/2004 na edição 297

O fenômeno dos diários online, os chamados blogs, estão ganhando vida política própria no Irã, onde centenas de blogueiros estão conseguindo a proeza de mobilizar a atenção internacional para os problemas com a censura no país. Segundo a organização Repórteres Sem Fronteiras, as autoridades iranianas fecharam três publicações online e prenderam vários jornalistas recentemente, levando dezenas de blogs a protestarem.

Em agosto, a polícia prendeu Babak Ghafori Azar, Shahram Rafihzadeh e Hanif Mazroi, acusados de envolvimento com os sítios Rouydad e Emrooz, que apóiam a reforma política no país. Em resposta à ação policial, blogueiros publicaram o conteúdo dos sítios banidos em suas páginas pessoais e conseguir centenas de assinaturas apoiando os jornalistas presos. Azar foi solto em 21/9.

Uma dos blogueiros que coordenou a ação foi Hossein Derakhshan, que produz o Online Journalism Review (OJR) em Toronto. Segundo ele, as autoridades iranianas estão dedicando mais atenção à internet, já que perceberam a grande influência deste meio na classe média do país. Estimativas da BBC dizem que existem cerca de 10 a 15 mil blogueiros no Irã. Informações de International Freedom of Expression eXchange [29/9/04].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem