Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Novo diretor com pitaco do governo

O governo britânico bem que tentou, mas deixou escapar uma declaração que põe abaixo sua afirmação anterior de que não influenciaria na escolha do novo presidente da BBC. No dia 2/2, o ministro da cultura disse que uma equipe de analistas trabalharia junto à comissão que selecionará o novo diretor da corporação. ‘Todos queremos uma BBC forte independente do governo’ disse ao parlamento Tessa Jowell, secretária de cultura. ‘Qualquer escolhido será nomeado de forma justa, livre e com os melhores interesses da BBC’. Presente na seleção do novo presidente, a fim de supervisionar a escolha, estará um pequeno grupo de políticos de partidos variados.

Segundo reportagem de Alison Williams [Reuters, 2/2], já há especulações sobre o novo presidente, cuja função inclui a indicação para ocupar o cargo de diretor-geral, antes de Greg Dyke. Entre os nomes mais cotados na mídia estão John Major, ex-primeiro-ministro conservador, e David Attenborough, prestigiado apresentador de TV, famoso por seus programas sobre natureza na BBC.

O candidato será selecionado por uma comissão e recomendado a ministros, os quais por sua vez fazem uma recomendação ao responsável pela indicação.