Segunda-feira, 20 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº966

MONITOR DA IMPRENSA > ECA-USP

Núcleo de Pesquisa abre vagas para bolsistas

22/03/2011 na edição 634

O Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Censura (NPCC) da ECA/USP está com vagas abertas para bolsistas de graduação. O objetivo do NPCC é pesquisar a censura e suas repercussões na produção artística, as formas de sujeição do artista aos interesses do Estado, assim como os métodos utilizados, as rotinas burocráticas, os critérios e as justificativas do serviço de censura. Para isso realiza parte de suas investigações no Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP.

O Arquivo Miroel Silveira compõe-se de um grande acervo documental constituído de processos de censura prévia ao teatro paulista, de 1930 a 1970. São documentos originais, oriundos do Serviço de Censura da Divisão de Diversões Públicas (DDP) da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que estão, hoje, sob guarda da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

O NPCC está oferecendo diversas vagas para bolsistas de graduação, inclusive para alunos de outras universidades. As vagas vão desde treinamento técnico para atuar no desenvolvimento do website do Núcleo, até para desenvolver pesquisa sobre circo-teatro. Confira:

Bolsa de treinamento técnico – O objetivo da vaga é auxiliar no desenvolvimento do website do NPCC ( http://npcc.vitis.uspnet.usp.br/). A bolsa terá duração de 1 ano. O foco será, portanto, o gerenciamento das informações do NPCC e a interatividade proporcionada pela internet.

Bolsa de Iniciação Científica sobre circo-teatro – O objetivo da bolsa é que o aluno desenvolva uma pesquisa sobre circo-teatro, mais precisamente que possa mapear a produção jornalística que se refere a Abelardo Pinto Piolin no jornal O Estado de S. Paulo. A bolsa terá duração de um ano com possibilidade de prorrogação e é voltada para alunos de qualquer universidade.

Bolsa de Iniciação Científica sobre fichas catalográficas do Arquivo Miroel Silveira – Esta vaga tem como objetivo efetuar análise e busca de informações contidas nas fichas catalográficas do Arquivo Miroel Silveira da ECA/USP. O bolsista deverá comparar as informações contidas nos processos censórios com as informações contidas nas fichas. A bolsa terá duração de um ano com possibilidade de prorrogação e é voltada para alunos de qualquer universidade.

Bolsa de Iniciação Científica sobre vídeo-entrevistas – Esta vaga tem como objetivo mapear a opinião pública a respeito da censura através de entrevistas que deverão ser gravadas e divulgadas no website do núcleo (http://npcc.vitis.uspnet.usp.br/). O bolsista deverá realizar pesquisas bibliográficas e de campo envolvendo o tema da censura, sua influência sobre o desenvolvimento da cultura e das artes, assim como sobre a vida das pessoas. A bolsa terá duração de um ano e é voltada para alunos de qualquer universidade.

Os interessados devem enviar seu currículo para o e-mail arquivoms@usp.br informando no assunto a vaga de interesse. Mais informações através do telefone 3091-1607.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem