Sábado, 24 de Agosto de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1051
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

NYTimes retira fotos manipuladas da internet

10/07/2009 na edição 545

O jornal americano New York Times admitiu que, inadvertidamente, publicou fotos manipuladas na última edição de sua revista de domingo. Em uma nota dos editores publicada esta semana, o diário reconhece que o fotógrafo português Edgar Martins, de 32 anos, alterou digitalmente as fotografias de um ensaio intitulado ‘Ruínas da Segunda Era Dourada’, sobre a recessão econômica nos EUA. As imagens foram removidas do sítio do jornal.


No artigo que acompanhava o ensaio fotográfico, era dito que a revista havia encomendado a Martins, que trabalha como freelancer, imagens sobre a falência do mercado imobiliário americano diante da crise. Ele teria que visitar casas abandonadas e grandes construções interrompidas em vários estados dos EUA, como Califórnia e Georgia. O texto ressaltava que o fotógrafo criava suas imagens com longa exposição, mas sem manipulação digital.

Leitores perceberam as alterações e fizeram comentários nos blogs MetaFilter e PDN Pulse. O NYTimes disse então que pediu explicações a Martins e descobriu que a ‘maior parte das imagens não refletia a realidade que eles queriam mostrar’. ‘Se os editores soubessem que as fotografias haviam sido manipuladas digitalmente, o ensaio não teria sido publicado’, dizia a nota. Informações da AP [10/7/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem