O 5º congresso internacional da Abraji | Observatório da Imprensa - Você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito
Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1000
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > JORNALISMO INVESTIGATIVO

O 5º congresso internacional da Abraji

10/08/2010 na edição 602

Com seu quinto congresso internacional, realizado de 19 a 31 de julho últimos, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) mostrou que já é uma das principais organizações em todo o mundo dedicadas a esse tipo de jornalismo.

Cerca de 700 jornalistas, estudantes e professores se reuniram durante três dias na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo, e participaram de dezenas de painéis de discussão e oficinas de treinamento prático (veja a cobertura completa do evento neste blog).

Pelo menos a metade dos participantes eram jornalistas profissionais, vindos de 24 dos 27 estados brasileiros. Entre eles, 98 palestrantes, alguns provenientes dos Estados Unidos, da Europa e de países da América Latina.

Criada em 2002 com a ajuda do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, a Abraji tem cerca de 1,8 mil associados. Mais de 4 mil jornalistas já passaram por seus cursos, oficinas, seminários e congressos. Os números são impressionantes, pois consolidam a Abraji como uma das organizações de jornalismo investigativo mais atuantes do mundo. Eles também marcam uma nova forma de atuação colaborativa dos jornalistas brasileiros, que não tinham a tradição de participar de organizações profissionais independentes.

Lei mais sobre o congresso da Abraji e sua história nesta notícia do Centro Knight.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem