Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

ENTRE ASPAS > FIM DE SEMANA, 6 E 7/3

O Estado de S. Paulo

09/03/2010 na edição 580

POLÍTICA
Vera Rosa

Diretório do PT recua em crítica à mídia

"A pedido do governo, o PT retirou ontem do documento aprovado pelo Diretório Nacional as críticas à imprensa que constavam de versão preliminar da resolução sobre o cenário político-eleitoral. Ao deixar a reunião do comando petista, porém, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, manteve as alfinetadas à mídia e definiu o Fórum Democracia e Liberdade de Expressão – realizado na segunda-feira, em São Paulo – como um ‘colóquio de direita’.

‘Dizem que se Dilma ganhar vai ter censura à imprensa e se o Serra ganhar, não. O que é isso? Podem nos combater de forma violenta e nós não podemos nem reclamar?’ perguntou Dutra, numa referência à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Palácio do Planalto, e ao governador de São Paulo, José Serra, provável concorrente do PSDB. ‘Entendemos que há setores da mídia fazendo campanha contra nós.’

Dutra distribuiu estocadas aos tucanos ao dizer que o problema do PSDB não é de candidatura. ‘A oposição se transformou em biruta de aeroporto por falta de projeto’, afirmou. ‘Eles são contra fortalecer a Petrobrás e falam que nosso projeto é chavista. Nós manteremos o câmbio flutuante. Eles vão botar banda diagonal endógena?’

O PSDB também foi alvo de críticas na resolução que passou pelo crivo do Diretório. Embora sem citar o partido, o texto destaca que a oposição adota discurso de ‘radicalização política e social’ contra o governo Lula e a candidatura de Dilma. ‘Registrem-se as iniciativas (…) contra o Programa Nacional de Direitos Humanos, a Conferência Nacional de Comunicação, a instalação da CPI do MST e a criminalização dos movimentos sociais’, diz um parágrafo.

A tesourada ocorreu justamente no trecho que vinculava a imprensa à oposição. O rascunho dizia que a ‘guerra de extermínio ao PT’, deflagrada em 2005, com o escândalo do mensalão, está longe de acabar. ‘Faltam projeto e base social à oposição neoliberal, mas ela ainda tem fortes aliados em amplos setores do empresariado, particularmente da mídia, que já começam a criar factoides e falsos escândalos visando enfraquecer o nosso projeto’, afirmava a primeira versão.

A portas fechadas, petistas se queixaram de reportagens ligando o ex-ministro José Dirceu a lobby com interesse na reativação da Telebrás e o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel – coordenador da campanha de Dilma – ao mensalão.

Dutra assinalou que o PT sempre defendeu a liberdade de imprensa. Foi nesse momento que ele citou o fórum organizado pelo Instituto Millenium. O combate ao monopólio dos meios de comunicação foi aprovado pelo 4.º Congresso do PT, no dia 19, quando o partido imprimiu tom mais radical ao programa de governo de Dilma.

‘Não gosto de usar o termo ‘controle social da mídia’ porque pode ser confundido com controle da informação’, insistiu Dutra. ‘Tentam nos colocar ao lado de alternativas golpistas, mas não vamos propor fechar jornais nem emissoras de TV.’"

 

TECNOLOGIA
Apple inicia venda do iPad no dia 3 de abril

"O iPad, da Apple, vai começar a ser vendido no dia 3 de abril. A primeira versão do aparelho vai usar Wi-Fi para acessar a internet. No fim do mês, chega ao mercado um modelo que fica online por meio de uma rede de serviços de terceira geração operada por telefonia sem fio. A Apple começa a receber encomendas para o iPad, nos EUA, a partir de 12 de março em seu site. Clientes de outros países poderão comprar o iPad no fim de abril."

 

TELEVISÃO
Cristina Padiglione

Pede-se Deus negro

"Primeira sitcom do núcleo de dramaturgia montado pela Band no Rio – também em Jacarepaguá, a exemplo de Globo e Record – Anjos do Sexo, escrita por Domingos de Oliveira, terá o seu Morgan Freeman nos moldes do filme A Volta do Todo-Poderoso. Quer dizer, a série terá um Deus negro, mas a referência a Freeman fica por conta desta signatária. O ator, ainda não escalado, pode ser na linha sábio-Morgan, ou mais jovem.

Esta semana, Carolina Aguiar e Orã Figueiredo fizeram a prova de figurino do casal a ser vivido por ambos durante os 26 capítulos da série. As gravações começam no dia 22. Estreia em abril.

A direção do núcelo de dramaturgia da Band no Rio está a cargo de José Roberto Sanseverino. Já a sitcom terá comando de Pedro Paulo Carneiro e Cristina ‘Tininha’ Araújo.

O elenco conta ainda com Dedina Bernardelli, Isio Ghelmam, Ludmila Rosa, Priscila Rozenbaum e Ricardo Kosovski. A produção de outros títulos vai depender não só da audiência, mas também da disposição da Bandeirantes em investir no segmento sem interrupção, como manda a praxe da casa."

 

Entre-linhas

"Presença constante no teatro, mas não na TV, a atriz Débora Duboc estará em Passione, de Silvio de Abreu, próxima novela das 9 da Globo. Ela será Olga, empregada da família de Bete Gouveia (Fernanda Montenegro), que logo vai perceber as cruéis intenções da vilã Clara (Mariana Ximenes).

Globo e RBS assinaram parceria para a criação de uma empresa de eventos esportivos e de entretenimento. O investimento é de R$ 240 milhões e a sede será em São Paulo.

Se o Claude de Uma Rosa Com Amor (SBT) é francês, porque o ator Cláudio Lins fala com sotaque de Nerso da Capitinga?

A Record tem 10 dias para ajustar o Programa do Gugu, caso queira reverter a reclassificação indicativa feita pelo Ministério da Justiça: de Livre, Gugu passa a ser não recomendado para menores de 12 anos. Obra do quadro em que Mendigo e Gluglu analisam a mulherada na praia.

Vetado a menores de 12, o Programa do Gugu não poderá ir ao ar antes das 20h, e portanto isso não altera seu horário atual. Só seria obstáculo se a Record decidisse testar o programa mais cedo.

Ex-diretora de palco de Faustão e alvo das brincadeiras do apresentador desde os tempos do Perdidos na Noite, Lucimara Parisi estreou como repórter no Programa do Ratinho, no SBT. E não é que vem funcionando bem?"

 

******************

Clique nos links abaixo para acessar os textos do final de semana selecionados para a seção Entre Aspas.

Folha de S. Paulo

Folha de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

O Estado de S. Paulo

Comunique-se

Carta Capital

Agência Carta Maior

Veja

Tiago Dória Weblog

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem