Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

ENTRE ASPAS > CASA BRANCA

Obama faz visita surpresa a setoristas do governo

27/01/2009 na edição 522

O presidente Barack Obama surpreendeu os setoristas que cobrem a Casa Branca, na quinta-feira (22/1), com uma visita à sala de imprensa. ‘Bom ver vocês. Só queria garantir que daria um `oi´’, afirmou o presidente em seu segundo dia oficial de trabalho no governo americano.

A presença de Obama causou alvoroço, com repórteres correndo atrás dele e tentando anotar todas as suas palavras. O presidente apertou mãos e caminhou pela sala onde são feitos os informes da Casa Branca – aproveitando para comentar que o lugar era menor do que ele esperava.

Obama já conhecia alguns dos jornalistas da época de campanha, mas se apresentou aos demais e disse que levaria um tempinho até aprender o nome de todos. Ao perguntar sobre a disposição de alguns veículos de mídia na sala de imprensa e receber uma resposta sobre a complexidade do protocolo que envolve os correspondentes, o presidente brincou. ‘Isso aqui é pior que o Oriente Médio – quem senta onde e todas estas coisas’.

Assim não dá

Quando um repórter tentou perguntar sobre a escolha de um lobista para um alto cargo do Departamento de Defesa, Obama reclamou. ‘Eu vim aqui fazer uma visita. Não posso vir aqui cumprimentá-los se vou ser interrogado cada vez que fizer isso’. O presidente não se incomodou, entretanto, de enfrentar questões mais leves – sim, ele já viu a academia na Casa Branca; não, ainda não jogou basquete na quadra externa.

Obama aproveitou para criticar a alimentação dos repórteres, ao notar que as máquinas de comida no lugar onde eles almoçam vendiam refrigerantes e guloseimas calóricas. Ele afirmou ao grupo de correspondentes que o seguia que eles deveriam ‘comer lanches mais saudáveis’. E finalizou a visita com um recado aos jornalistas que o cobrirão nos próximos quatro anos. ‘Vamos tentar manter uma relação respeitosa e onde vocês sintam que estão realmente recebendo respostas’, prometeu. Informações de Ben Feller [Associated Press, 23/1/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem