Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > LÍBIA

Oposição lança emissora de TV com apoio do Catar

31/03/2011 na edição 635

Rebeldes líbios anunciaram esta semana o lançamento de um canal de TV com sede no Catar. Batizado simplesmente de Lybia, o canal foi definido como o ‘novo canal para todos os líbios livres’. Um porta-voz do Conselho Nacional Interino da Líbia, corpo de liderança rebelde formado com apoio do Ocidente, alegou ser o momento ideal para o lançamento da emissora. ‘Esta é a primeira vez na história recente que o mundo árabe quer ouvir o Ocidente’, afirmou o porta-voz do conselho, Mahmoud Shammam, exilado em Washington. ‘É uma boa oportunidade para o Ocidente se reconectar ao Oriente’.


O canal focará nas questões humanitárias do país. Para começar, serão exibidas quatro horas de programação original ao dia, incluindo um boletim de 20 minutos e um talk show de meia hora. A emissora é financiada primariamente por doações – um empresário líbio que vive no Reino Unido teria doado cerca de 200 mil libras. A equipe teria sido recrutada via Facebook nas últimas semanas. Foram recebidos centenas de currículos para menos de 20 cargos. Mohamed al-Akari, gerente do canal, contou à revista Foreign Policy que a TV teria estúdios em Benghazi e Londres, além do escritório em Doha.


O Catar, além de ter concordado em sediar a emissora, cedeu espaço e equipe técnica. O país apoia fortemente a ação das forças de coalizão na Líbia, enviando até mesmo aviões para as operações contra o ditador Muamar Khadafi. Informações de Jason Burke [The Guardian, 30/3/11].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem