Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº970

MONITOR DA IMPRENSA > TV NOS EUA

Oprah faz entrevista morna com Jay Leno

Por Leticia Nunes, de Nova York em 29/01/2010 na edição 574

Em entrevista morna condedida à apresentadora Oprah Winfrey, exibida na tarde de quinta-feira [28/1] nos EUA, o também apresentador Jay Leno criticou os executivos da NBC e se disse injustiçado pela mídia. Na conversa de uma hora, gravada no estúdio do programa de Leno, a entrevistadora parecia perdida, repetindo perguntas e insistindo em questões já respondidas. Oprah, a rainha dos programas de variedade americanos, talvez esperasse um Leno mais emotivo e sensibilizado com a recente confusão envolvendo seu (agora ex) colega de emissora Conan O’Brien – o que não aconteceu.


A apresentadora ressaltou que a entrevista era exclusiva e que sua produção havia procurado a equipe de Conan para também entrevistá-lo. O convite foi recusado sob a justificativa de que ainda não é a hora de falar sobre o assunto. Oprah perguntou a Leno se ele ligou para Conan desde o início da confusão. Ele respondeu que não, que ainda não chegou a hora de procurá-lo.


Apesar das tentativas de Oprah para tentar espremer alguma gota de remorso de Leno, o apresentador deixou claro que não se sente culpado pela saída de Conan da emissora. Leno é pragmático: em 2004, executivos da NBC o procuraram para dizer que ele teria, em determinado momento, que abrir mão do Tonight Show, principal talk show da rede. Conan, que apresentava um talk show depois dele, estava sendo assediado por outros canais e eles não queriam perdê-lo. Na ocasião, diz Leno, isso ‘partiu seu coração’ e ele chegou a dizer que se aposentaria quando saísse do Tonight Show.


No ano passado, Leno – que tinha a maior audiência do horário das 23h35 – passou o bastão para Conan – que também tinha a maior audiência em sua faixa – e, em vez de se aposentar, foi apresentar um programa de variedades às 22hs – horário dominado por seriados dramáticos. O novo programa de Conan passou a perder audiência, e o novo programa de Leno também. A NBC resolveu então mudar tudo e voltar Leno para seu antigo horário, em um programa de meia hora. Conan entraria no ar à meia-noite. E a história estaria resolvida. Leno aceitou a nova proposta, Conan recusou e, depois de duas semanas de divertidas alfinetadas nos executivos da NBC, deixou a rede com 40 milhões de dólares embaixo do braço.


Mocinho e bandido


No meio da confusão, Conan saiu como o mocinho e Leno virou o bandido que ‘roubou’ o programa do colega. Em um de seus últimos programas, Conan brincou que você pode fazer o que quiser da vida, ‘a não ser que Jay Leno queira fazer a mesma coisa’. A Oprah, Leno se defendeu: o programa não é dele para roubar; pertence à emissora e cabe à emissora fazer o que quiser com o horário.


Questionado se não se sente responsável pela mudança no horário, Leno afirmou que, apesar de considerar atrapalhado o modo como a NBC lidou com a situação, não pode ser culpado pela baixa audiência do programa de Conan. E aproveitou para reclamar da mídia, que pintou sua imagem de cara mau.


A apresentadora ainda insistiu e perguntou se ele não achava que tinha sido egoísta e ‘tirado o sonho de Conan’ ao aceitar voltar ao Tonight Show. ‘Não’, respondeu Leno. ‘Esta foi a primeira vez nos 60 anos da história do Tonight Show que o programa perdeu dinheiro. E tudo se resume a isso’, completou. ‘É simplesmente uma questão de dólares e centavos’.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem