Quinta-feira, 21 de Junho de 2018
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº992
Menu

MONITOR DA IMPRENSA > INGLATERRA

Os abusos da ‘realidade’ na TV

04/01/2005 na edição 310

A emissora pública britânica Channel 4 vai lançar em breve uma série chamada Do pó ao pó, que pretende mostrar os efeitos da decomposição no clima britânico. A emissora chegou a anunciar que precisa de voluntários para a doação de cadáveres. O programa é apenas um dos vários reality shows que tomam conta da programação televisiva no país e vão desde temas como tratamento de higiene até a vida de rappers britânicos buscando uma chance em Manhattan. O Channel 4 levou os chamados ‘programas factuais’ a novos extremos.

Doreen Carvajal [The International Herald Tribune, 27/12/04] informou que enquanto a BBC enfrenta uma queda em sua audiência, o Channel 4 faz sucesso com os reality shows Wife Swap e How clean is your house?, que fizeram a audiência do canal subir de 1,4 para 9,8 pontos percentuais.

O Channel 4 chegou a estabelecer um departamento exclusivo para a produção dos ‘programas factuais’. Contudo, programas desse tipo o colocam no centro do debate sobre o papel de uma emissora pública, alerta o diretor de ciência do canal, Simon Andreae. ‘Não podemos assumir riscos. Nós existimos para inovar e dirigir o debate nacional. Mas cortar o corpo humano e assistir à decomposição da carne não seria ir muito longe?’, questiona.

Em alguns casos os próprios telespectadores acabam impondo limites para os extremos que os reality show alcançam, diz Si-Hassen, da Eurodata TV. Segundo ele, se a humilhação mostrada for muito grande as pessoas perdem o interesse. Em outros casos, são as estações de TV que impõem esses limites. Foi o que aconteceu quando a produtora Endemol tentou vender a emissoras alemãs, britânicas e americanas um programa em que homens concorreriam para ver quem teria o esperma mais potente. Nenhuma delas fechou contrato.

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem