Sexta-feira, 24 de Novembro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº967

MONITOR DA IMPRENSA > AUSTRÁLIA

Pagar por notícias online? Nada feito

05/03/2010 na edição 579

Australianos estão mais inclinados a pagar por músicas e filmes online do que por jornais na web, revelou uma pesquisa da Nielsen divulgada esta semana. Segundo o estudo, 51% dos entrevistados considerariam pagar por filmes online, mas apenas 28% estariam dispostos a pagar para ler sites de jornais. ‘As atitudes dos consumidores em relação a pagar por conteúdo ainda são fragmentadas e mostram que as audiências podem ser muito diferentes em relação aos diferentes tipos de conteúdo’, afirmou Mark Higginson, da Nielsen. Dos 500 pesquisados, 1% já pagou por notícias disponíveis apenas na internet e 4%, por conteúdo de jornais online.


Diversas organizações de notícias já anunciaram seus planos de cobrar por conteúdo na rede. O maior defensor desta tendência é justamente o magnata de mídia australiano Rupert Murdoch, dono da News Corporation – que avisou que irá passar a cobrar pelo acesso a todos os sites de sua empresa. ‘Estes números mostram que será um desafio mudar para o modelo de negócios de conteúdo online pago. Trata-se de um mercado de nicho’, opinou Higginson.


Ainda segundo o estudo, em relação ao consumo online, 49% dos australianos pagariam por livros, 46% por programas de TV, 44% por músicas, 43% por revistas e 38% por jogos. O que atraiu o menor número de consumidores foi a categoria de blogs, com apenas 9% interessados em desembolsar algum dinheiro para ter acesso a eles. ‘Uma grande maioria (74%) alegou que o conteúdo pago teria que ser significantemente melhor do que o disponível gratuitamente, antes de considerar pagar por ele’, informou Higginson. Em relação a anúncios, 75% disseram que não deveria haver publicidade no conteúdo pago por eles. Informações da AFP [4/3/10].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem