Saturday, 20 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Pane rende queixas ao serviço de telefonia na rede

Deu pane no Skype. Na semana passada, um problema no popular serviço de telefonia via internet deixou milhões de usuários na mão. A companhia atribuiu a falha, que teve início na noite de quarta-feira [22/12], a um problema nos chamados ‘supernós’, computadores que integram a rede e facilitam as chamadas entre os usuários. Quando alguns dos supernós falharam, ficou difícil lidar com o tráfego de chamadas – que chegam a cerca de 25 milhões ao mesmo tempo.

O Skype foi criticado por sua lentidão em lidar com o problema – o serviço ficou fora do ar por mais de 20 horas. No blog oficial da empresa, não havia nenhum dado sobre a situação. Apenas no Twitter foi postada uma mensagem afirmando que a questão estava sendo investigada.

Logo surgiram rumores de que havia se tratado de sabotagem – o que foi desmentido por um porta-voz do Skype. ‘Não há indícios de que houve um ataque malicioso. Identificamos um erro no software do Skype que foi a causa da interrupção’, afirmou ele.

O problema de uma queda no serviço de telefonia do Skype não envolve apenas simples internautas que querem conversar com amigos e parentes a longa distância – e de graça –, mas também pequenos negócios e empresas em todo o mundo que dependem dele para sua comunicação. A companhia contabiliza 124 milhões de usuários por mês, e meio milhão de internautas registrados. Com informações de Jemima Kiss [Guardian.co.uk, 23/12/10].