Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Paquistão presta homenagem a Pearl

Cerca de 150 diplomatas, políticos e artistas realizaram um concerto com músicos paquistaneses em homenagem ao jornalista do Wall Street Journal Daniel Pearl, assassinado em 2002 por militantes islâmicos.

Pearl apurava informações para uma matéria sobre a suposta ligação entre militantes islâmicos paquistaneses com a Al Qaeda quando foi seqüestrado em Karachi e decapitado. Seu assassinato foi filmado e mostrado em um sítio na internet, e seu corpo foi encontrado meses depois em uma cova rasa próxima à cidade.

O britânico Ahmed Omar Saeed Sheikh foi condenado à pena de morte por sua participação no crime. Outros três paquistaneses receberam a sentença de prisão perpétua. A polícia ainda procura outros suspeitos.

Durante o concerto, realizado na segunda-feira, 4/10, no consulado americano, o cantor Farooq Ahmed e o guitarrista Amir Zaki cantaram músicas sobre tolerância, paz e harmonia. O cônsul Douglas C. Rohn afirmou que Pearl deixou amigos em diversas partes do mundo onde esteve na busca pela verdade no cumprimento de suas obrigações profissionais. As informações são de Zarar Khan [AP, 5/10/04].