Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Período de transição para as grandes redes de TV

Os últimos anos têm sido cheios de mudanças para as grandes emissoras americanas. Obrigadas a se adaptar à migração de parte do público para a internet e a se renovar diante das novas tecnologias, elas têm passado por transformações constantes. Contribuiu para este cenário a recente saída dos grandes âncoras do telejornalismo americano, que pôs fim à tradição da ‘voz de Deus’ nos noticiários e deu início a um período de transição em busca de um novo modelo de apresentação.

Na semana passada, novas mudanças foram anunciadas, noticia Jacques Steinberg [The New York Times, 30/11/05]. Na NBC, após um ano cuidando da substituição do veterano Tom Brokaw por Brian Williams no Nightly News, Steve Capus foi anunciado como presidente da divisão de notícias da emissora.

Jeff Zucker, presidente do grupo NBC Universal Television, afirmou que ‘não há dúvidas de que a maior prioridade para Steve nos próximos dois anos é a evolução da apuração e transmissão de notícias a partir de novos modelos’. A ‘evolução’ parece já ter começado. No início de novembro, a NBC se tornou a primeira emissora a disponibilizar gratuitamente, com poucas horas de atraso, um telejornal completo via internet. Há planos de fazer o mesmo, em breve, com outros programas da grade. Capus será responsável não apenas pela NBC News, mas também pelo canal a cabo MSNBC e por seu sítio de internet.

No mesmo dia da indicação de Capus na NBC, o novo presidente da CBS News, Sean McManus, anunciou que iria substituir o produtor-executivo do noticiário Evening News, Jim Murphy, por Rome Hartman, produtor veterano que trabalhou no 60 Minutes por mais de uma década.

Já na ABC [como noticiado neste Observatório], o início da semana passada foi marcado pela estréia da nova versão do Nightline após a saída do âncora Ted Koppel, que o apresentou por 25 anos. O programa repaginado, que conta agora com três apresentadores e passou a abordar diversas questões por edição, começou bem, com aumento de 6% de audiência com relação à média de novembro.