Thursday, 25 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Pesquisa com leitores gera questão ética

Repórteres do Chicago Tribune acreditam que o departamento de marketing do jornal tenha solicitado, nas últimas semanas, opiniões de assinantes sobre determinadas matérias antes de elas serem publicadas, prática que gera questões éticas e legais. Um e-mail assinado por 55 repórteres e editores, enviado na semana passada para o editor Gerould Kern e a chefe de redação Jane Hirt, questiona por que o jornal estaria realizando entrevistas com assinantes e quais matérias teriam sido usadas nas pesquisas. Eles também querem saber como os leitores estavam sendo pesquisados e se alguma matéria foi alterada por conta do comentário de algum leitor. ‘É um princípio fundamental do jornalismo não dar às pessoas de fora do jornal a opção de decidir se devemos ou não publicar a matéria, seja por anunciantes, políticos ou leitores’, dizia o e-mail.

Eles também afirmaram estar desconfortáveis com o fato de o departamento de marketing ter desempenhado um papel não definido na redação. Em declaração, em resposta à mensagem dos funcionários, Kern afirmou que o jornal não deu continuidade a ‘um projeto de pesquisa de marketing para testar a reação dos leitores sobre idéias de pautas ainda não publicadas’.’A disseminação prematura de informação sobre matérias sob desenvolvimento compromete o processo de reportagem. Nosso objetivo é fornecer às pessoas notícias completas, justas e bem apuradas. Por isso, só publicamos as matérias quando elas estão prontas’, disse. ‘A pesquisa é uma ferramenta importante para entender as necessidades dos consumidores, pois fornece contexto.’

Há duas semanas, 53 cargos foram eliminados na redação como parte de uma reorganização para ajudar a empresa a cortar custos. Agora, são 430 profissionais de imprensa trabalhando no Chicago Tribune. Informações da AP [30/4/09].