Friday, 29 de March de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1281

Pleito enche os bolsos de emissoras

Os candidatos a prefeito, governador e presidente nos EUA gastarão este ano US$ 1,47 bilhão somente com publicidade em televisão, segundo o analista de mídia Leland Westerfield – 50% a mais do que foi gasto nas campanhas de 2000 e 2002. As emissoras mais beneficiadas devem ser as de primeira e segunda maiores audiências em cada região.

O pesquisador político Frank Luntz ressalta que os candidatos presidenciais George W. Bush e John Kerry estão investindo mais – quase metade de seus orçamentos para a TV- em estados em que a disputa está acirrada, como Ohio, Missouri, Flórida e Pensilvânia. Em Nova York e Texas, por exemplo, onde as preferências do eleitorado já estão mais definidas, haverá menos propaganda. ‘As pessoas em Nova York nem vão ficar sabendo que estão acontecendo eleições’, brinca Luntz.

Segundo noticia o USA Today [9/6/04], a internet também tem sido alvo das apostas dos políticos, que parecem estar seguindo a bem sucedida experiência do pré-candidato democrata Howard Dean com sua campanha virtual.

Nota da Editor & Publisher [8/6/04] informa que um comercial de Kerry voltado para o público hispânico foi tirado do ar após reclamações de militares e de um jornal texano. Sem autorização, o filme usava fotos de soldados americanos de origem latino-americana publicadas no livro South Texas Heroes, editado pelo diário Corpus Christi Caller-Times. O publicitário Armando Gutierrez, criador da propaganda, se desculpou e se demitiu.