Friday, 19 de April de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1284

Polícia pede ajuda de internautas em investigações

A polícia chinesa está oferecendo dinheiro aos internautas do país que ajudarem na solução de investigações criminais. A China é, hoje, o país com o maior número de internautas do mundo – são mais de 420 milhões.

Autoridades da região de Xinjiang divulgaram recentemente uma foto da cena de um crime, oferecendo até cinco mil yuan (o equivalente a 750 dólares) em dinheiro ou na moeda virtual QQ – usada por membros registrados do serviço de mensagens instantâneas de mesmo nome para pagar por produtos virtuais, como jogos – para quem tivesse informações sobre o caso. Não apareceu ninguém. Já na província de Jiangsu, onde foi oferecida a quantia de 10 mil yuan por dicas para a solução de um crime, um internauta entrou em contato com a polícia identificando o suspeito como seu amigo.

Segundo um agente de segurança que não quis se identificar, a polícia acredita que é importante juntar os métodos tradicionais de investigação com plataformas e ferramentas modernas. ‘Achamos que contar com o cidadãos online, como os usuários do QQ, aumenta nossa chance de receber ajuda, simplesmente porque há tantos deles’. Com informações da AFP [25/12/10].