Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº962

MONITOR DA IMPRENSA > AFEGANISTÃO

Policial que matou fotógrafa Anja Niedringhaus condenado à morte

Por lgarcia em 23/07/2014 na edição 808

Tradução e edição: Leticia Nunes. Informações da AP [“Death sentence given in AP photographer's killing”, 23/7/14]  

O policial afegão acusado de matar a fotojornalista alemã Anja Niedringhaus foi condenado à morte, reportou a Associated Press na quarta-feira [23/7]. O ex-comandante Naqibullah também foi sentenciado a quatro anos de prisão por ter ferido a correspondente canadense Kathy Gannon no mesmo ataque, em 4/4. Kathy e Anja foram atingidas por tiros quando se preparavam para cobrir, na província de Khost, o primeiro turno das eleições presidenciais.  

Naqibullah não explicou por que abriu fogo contra as jornalistas. Anja e Kathy haviam viajado a Khost sob proteção de forças afegãs. O policial se aproximou do carro onde elas estavam, gritou a frase “Deus é grande” e disparou, entregando-se imediatamente após o ataque.

Naqibullah foi condenado após uma investigação que durou três meses. Antes de ouvir a sentença, ele negou a acusação de que teria viajado ao Paquistão para receber treinamento de extremistas, e chegou a afirmar que não era “uma pessoa normal”. Agora, o policial tem o prazo de duas semanas para apelar da sentença em um segundo tribunal. Se ele for condenado novamente, o caso segue para a Suprema Corte.

Anja era uma premiada e experiente fotojornalista que cobria zonas de conflito. Ela já havia trabalhado nos Bálcãs, no Iraque, Afeganistão e Líbia. Aos 48 anos, teve morte instantânea. Já Kathy, correspondente sênior da AP no Afeganistão e Paquistão, ainda se recupera dos tiros sofridos no ataque. Ela tem 60 anos.

***

Leia também

Prêmio homenageia fotógrafa morta no Afeganistão

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem