Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
ISSN 1519-7670 - Ano 19 - nº1034
Menu

MONITOR DA IMPRENSA >

Post se enrola com tirinha de tema sensível

03/03/2009 na edição 527

O Washington Post se enrolou, na semana passada, com a publicação de uma série de tirinhas. Intitulado Doonesbury, o desenho de autoria de Garry Trudeau segue sempre o mesmo tema durante a semana inteira e, na passada, reproduziu uma série de 2008 sobre um pacote de demissão voluntária em um jornal. O tema é sensível: em tempos de crise na indústria jornalística, grande parte dos títulos americanos já passou por isso; o próprio Post eliminou mais de 100 cargos na redação, por demissão voluntária, no ano passado.

Mas enquanto outros jornais que publicam as tirinhas de Trudeau estamparam a série sobre o tema, o Post, após publicar as tirinhas na segunda (23/2) e terça-feira, mudou o assunto da série na quarta e na quinta. Na sexta-feira (27/2), entretanto, o diário voltou ao tema original, publicando todas as tirinhas que estavam faltando. Junto delas, veio uma nota do editor-executivo Marcus Brauchli, culpando uma ‘falha interna na comunicação’ pela substituição.

Erro inocente

A série de Trudeau tinha como personagem principal o repórter Rick Redfern, forçado a deixar o emprego após 33 anos em um jornal. As tirinhas já haviam sido publicadas em setembro, no Post e em outros jornais. O autor de Doonesbury é sindicalizado pela agência Universal Press, que vende as tirinhas para uma série de publicações americanas. Em semanas em que não há tirinha nova – como foi o caso da passada –, a agência seleciona um desenho antigo para enviar aos clientes.

Segundo fonte da redação do Post, Brauchli teria perguntado no início da semana quem havia escolhido a ‘reprise’ da série sobre demissão voluntária, o jornal ou a agência. Aparentemente, um editor interpretou o questionamento como uma recusa de Brauchli às tirinhas. O editor-executivo, em entrevista, insistiu se tratar de um ‘inocente mal entendido’. Informações de Richard Pérez-Peña [The New York Times, 2/3/09].

Todos os comentários

x

Indique a um amigo

Este é um espaço para você indicar conteúdo do site aos seus amigos.

O Campos com * são obrigatórios.

Seus dados

Dados do amigo (1)

Dados do amigo (2)

Mensagem